terça-feira, 3 de julho de 2018

CULTO, REGULADO E ORDENADO.

E os filhos de Arão queimarão isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha que está no fogo; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.

Levítico 3:5

O princípio do culto levítico tinha uma série de ordenanças e e regulamentações ordenadas por Deus a Moisés e Arão para o bom andamento do culto.
Tudo isso tinha como objetivo oferecer a Deus Yavé  um culto perfeito pois esse Deus é três vezes Santo, e a nação que Ele escolheu para o adorar e serviço deveria ser santa, separada de outras nações pagãs que eram politeístas e tinham práticas abomináveis como sacrifícios humanos e até de seus próprios filhos.
O povo israelita que acabara de sair de um contexto idólatra ( saíram do Egito) e que estavam recentemente assentados  em Canaã tinham como desafio também povos vizinhos idólatras e pagãos, e que poderiam influenciar Israel religiosamente levando-os as suas práticas.
Como bem disse uma certo autor: DEUS LEVOU UM DIA PARA TIRAR O POVO DE ISRAEL DO EGITO E 40 ANOS PARA TIRAR O EGITO DE ISRAEL.
Dito isto e traçando um paralelo com a igreja hodierna, Levítico é urgente, tão atual quando foi compilado a milênios, claro que os princípios cerimoniais foram abolidos, todo o cerimonial de sacrifícios de animais e toda a parafernália litúrgica foram abolidas por Cristo com seu sacrifício definitivo, único e suficiente, porém existe ainda um principio que ainda persiste, o de um Deus três vezes santo e que requer ainda um povo santo separado.
E é nesse sentido e objetivo que escrevo esse texto, hoje a igreja hodierna perdeu esse conceito de santidade, de separação, conceitos de paganismo são introduzidos no culto hoje com muita frequência, cultos onde o sincretismo com práticas de ocultismo, espiritismo, cultos afros são praticados com hora marcada.



    









Temos sacerdotes modernos que não possuem o mínimo de preparo para conduzir uma comunidade cristã, outros que são os chamados pregadores que não possuem o mínimo de preparo para transmitir a mensagem do evangelho, neo-levitas que louvam a Deus músicas que glorificam o homem e não a Deus, produzindo uma comunidade cristã espiritualmente débil e infantilizada, e o pior, desenvolvem um relacionamento com o Deus três vezes santo semelhante aos pagãos, aos deuses ao entorno (deuses de outros povos vizinhos de Israel).
Precisamos URGENTEMENTE DE LEVÍTICOS.

PROF. VALDIR MANENTE