sábado, 4 de fevereiro de 2017

O JUGO DE JESUS





Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  
MATEUS 11.29.
O QUE SIGNIFICA: TOMAI O MEU JUGO?
 Jesus encontra-se mais uma vez cercado por multidões, estão como ovelhas sem pastor, e de fato estavam mesmo, os fariseus e mestres da lei que tinham a responsabilidade de pastorearem o rebanho de Deus até a vinda do Messias, mas em vez disso, sua preocupação exacerbada em ''proteger'' a lei de Deus chamada de lei de Moisés que sofria um crescente processo de ''helenização'' da sociedade de então, esses rabinos mestres da lei se prestavam ao trabalho de reinterpretar a lei de Deus e mostravam aos seus seguidores seus discípulos uma maneira prática de aplicá-la no seu dia-a-dia, criando uma pesada carga de mandamentos que chegavam ao impressionante número de 613 preceitos diários para se cumprir.
Jesus condenou veementemente essa prática ao confrontar os fariseus e mestres da lei ao dizer-lhes:
''Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:4''
Quando Jesus convida as pessoas a segui-lo, tanto seus discípulos quanto as multidões, ele está dizendo uma  mensagem clara ao religiosos de Israel: ''eu como rabino, também tenho uma interpretação da lei de Moisés''. 
O ensinamento de um rabino era chamado de ''jugo do rabino'' ou seja o ensinamento do rabino que ele fazia interpretando a lei de Moisés, e Jesus estava dizendo, eu sou também um rabino, mas um rabino diferente do que vocês estão acostumados a ouvirem, por décadas colocaram um jugo sobre vocês que nem eles praticam, mas chegou um que trará para vocês um jugo leve. E o povo logo entendeu isso, pois quando Jesus ensinava o povo dizia:
'' E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.
Mateus 7:28,29''

Jesus constantemente corrigiu a visão de mundo deles, corrigiu a interpretação da lei que eles faziam, corrigiu a maneira como eles viam a Deus, corrigiu a maneira de como eles se relacionavam com Deus o Pai.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5:43,44

Quando Jesus dizia: ''ouvistes o que foi dito, eu porém voz digo'' tinha um impacto profundo naquelas vidas, quando Jesus afirmava ''ouvistes'' fica a pergunta, ouvistes de quem? Quem está falando? Os mestres da lei estão falando, a lei de Moisés está falando, mas agora está aqui aquele quem deus a lei para Moisés, está aqui aquele que pode reescreve-la , está aqui aquele que pode reinterpretá-la e dar a vocês um jugo leve.

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26

O CONVITE DE JESUS NÃO É PARA UMA NOVA RELIGIÃO, COM NOVAS REGRAS LITÚRGICAS NOVOS CÓDIGOS MORAIS, UMA NOVA APARÊNCIA EXTERNA, UMA NOVA AGENDA PESSOAL, COMPROMISSOS RELIGIOSOS INTERMINÁVEIS, VOTO DE FREQUÊNCIA A UMA DETERMINADA RELIGIÃO, O CONVITE DE JESUS É PARA UM NOVO STATUS DE RELACIONAMENTO PARA COM SEU PAI.
ANTES RELACIONÁVAMOS COM O PAI NA LEI MEDIANTE UMA RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO, OBRIGAÇÕES/BENEFÍCIOS, HOJE EM CRISTO NA GRAÇA NOS RELACIONAMOS COM ELE NO CRITÉRIO DE SEU AMOR POR NÓS DERRAMADO NA CRUZ DO CALVÁRIO.

Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:6-8
PROFESSOR VALDIR MANENTE.