quarta-feira, 30 de novembro de 2011

3 PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS-








Texto base Apocalipse 3; 7-11
Três perguntas a serem respondidas

1 – Tenho respeitado a Santidade de Deus?

2 – Tenho confiado no evangelho de Jesus Cristo?

3 – Tenho feito jus ao nome de cristão?

Para responder as três questões acima cabe lembrar também o que disse o apóstolo Paulo em 1Cor. 11;28 – “Examine-se, pois, o homem a si mesmo..”
Com relação à primeira questão, eu tenho respeitado a santidade de Deus ou tenho desconhecido esse atributo do Pai Celeste? Primeiro para respondermos essa questão temos que saber o que é santidade. Santo segundo o dicionário significa: essencialmente puro, perfeito em tudo, sagrado, inocente, imaculado e inviolável.
Essencialmente puro, ou seja, a Sua essência é a pureza, por isso que na Sua palavra quando diz que fomos santificados significa que fomos purificados. Deus é Santo em Sua essência e isso nos leva a saber que é algo que está Nele não se pode retirar nem separar isso Dele, assim como a composição da água é H2O (2 Hidrogênios e 1 Oxigênio) se retirarmos de sua composição o oxigênio deixará de ser água, ou seja o elemento água é completo na sua composição toda (H2O). Claro que Deus não deixaria de ser Deus se, por exemplo, pudéssemos retirar a santidade Dele, é apenas um exemplo com um elemento que conhecemos e é tão necessário a vida, como a água, que o mesmo só é água por causa da sua composição completa, assim para Deus a santidade é algo irremovível de Seu caráter, está “misturada” a Ele e é um de Seus infindáveis e maravilhosos atributos.
O que significa então a questão acima: tenho respeitado a santidade de Deus?
Significa se tenho considerado que Deus é Santo e por isso, a forma de respeito a isso é a maneira que conduzo meu viver. Deus como foi dito acima tem inúmeros atributos, porém como praxe gostamos apenas de considerar alguns que nos, digamos “caiba” melhor, como o perdão, misericórdia e a compaixão. Sim e graças a Ele que estes também são Seus atributos, não esquecendo também da longanimidade, porém desconsideramos (não sei se intencionalmente ou não para alguns, Deus O sabe) outros de Seus atributos, como: a justiça, a severidade (zelo), a ira (sim a ira é um atributo, pois é com ela que Deus vai julgar o mundo que rejeitou a Cristo) e a santidade entre outros.
Paulo escrevendo aos gentios em Romanos 11; 22 diz “Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na Sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado.”
Veja que o apóstolo diz para considerarmos tanto que Deus pode nos salvar como pode nos condenar, e isso dependendo de nossa própria atitude para com Ele.
Tem pessoas que são verdadeiros “camaleões”, quando estão na igreja são uma coisa, quando estão no mundo são outras. Se adaptam ao ambiente, na igreja tem roupa de crente, postura de crente, falar de crente, no mundo fazem tudo o que os outros fazem, xingam, reclamam o tempo todo, nada está bom, e quando não até participam de algumas coisas, como ver vídeos pornôs, bebem uma cervejinha, e outras coisas que não convêm.
Pergunto: onde está o respeito a santidade de Deus? Onde está a consideração ao Deus que todas as coisas estão “nua e patentes aos olhos Daquele a quem devemos de prestar contas”? Hebreus 4;13
Não precisamos andar igual robôs, engessados: “ai meu Deus, não posso rir, não posso brincar, tenho que ser extremamente sério”, irmãos NÃO estou falando de santarrão, estou falando de santidade. Sabemos o que convêm e o que não nos convêm, porém o que devemos acima de tudo não é andarmos como convêm a nossa religião, mas como convêm aos santos no Senhor.
“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5; 48
Quando lemos o que Jesus disse acima, duas coisas vem na nossa mente, isso é impossível ou tenho que me separar das pessoas. Leia o versículo anterior (vers. 47), entende? Jesus fala justamente sobre não nos separarmos das pessoas, mas sermos generosas com elas, independente se são cristãos ou não. Os fariseus, por causa do que Jesus fala deles nos evangelhos, pensamos e fazemos a idéia de eles serem uma seita terrível. Porém na sua concepção eles eram justamente o contrário: eles criam apenas na observância das leis de Moisés (assim como Jesus), eles davam extremo valor as Escrituras (assim como Jesus), eles criam na existência de anjos e demônios (assim como Jesus), eles criam na vida após a morte, ressurreição (assim como Jesus), eles davam ênfase aos ensinamentos, oração, arrependimento e obras sociais (assim como o Mestre), então por que Jesus era tão duro com eles? Por que todo esse conjunto de regras deles (que eram excelentes) se transformou em mero legalismo, em arrogância e em menosprezo pelas pessoas que não faziam parte do seu “grupo”. Jesus criticou não seus ensinos, mas sua falta de amor e seu orgulho por se acharem “os santarrões”. Eles (os fariseus) ensinavam a não adulterar, porém adulteravam, lembra daquela passagem da mulher adúltera que é perdoada por Jesus? A passagem está em João cap. 8, a lei de Moisés dizia que o adúltero e a adúltera deviam morrer (Levítico 20;10), os fariseus levaram a adúltera, mas onde estava o adúltero? Ora ela não tinha sido pega em flagrante adultério? Estava faltando alguém então.
Respeitar a santidade de Deus não é ser soberbo e arrogante com aqueles que não professam a fé em Jesus, mas sim nos separarmos daquilo que desagrada Deus, ou seja, NOSSAS atitudes em relação ao nosso viver deve sempre ser, de procurar observar e considerar Deus e Sua santidade, e se pecarmos, basta nos arrependermos e sabermos que temos um que nos justifica diante de Deus, e é sobre isso que vou falar agora.
A pergunta 2, é se temos confiado no evangelho de Jesus, mas sabemos o que significa o evangelho do Mestre? Se perguntarmos para 10 evangélicos por que Jesus morreu na cruz, no mínimo 7 vão dizer que foi para nos levar para o céu e nos livrar do inferno. Porém na realidade, a causa de Sua morte e sacrifício não foi nos levar para o céu. O que??? Sim isso mesmo, calma não vá desviar! Não estou dizendo que Jesus não nos levará para o céu, estou dizendo e reafirmando que Sua terrível morte na cruz foi unicamente por um motivo: nossos pecados. E como consequência, através de nossa justificação diante de Deus, agora sim temos acesso ao Pai e Suas gloriosas promessas, como o céu.
Acompanhe comigo Provérbios 17;15 “ O que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro.”
Que dilema em amigo??!!!
Deus não pode nos perdoar, pois somos pecadores (ímpios), e como Ele pode condenar Jesus, o ÚNICO homem que pisou nesta terra sem pecados? É justamente ai que entra em cena o evangelho da cruz de Cristo, enquanto tratamos por muitas vezes isso (a cruz) com o B-A-BA do cristianismo não damos as pessoas o devido ensino sobre este evangelho. Hoje em dia vejo no nosso meio um monte de fórmulas (principalmente nos livros ditos evangélicos), 5 coisas para obter isso, 10 maneiras para se conseguir aquilo, ai lá no final bem nas ultimas páginas o escritor fala alguma coisa sobre a cruz de cristo, ORA esse é o grande trunfo de Deus para com a humanidade caída: A CRUZ. Sem ela não existe evangelho, e sem ela não existe salvação!
E por que tanta literatura sobre temas materiais e tão pouco sobre a cruz de Cristo? Respondo: por que infelizmente temos confiado em ensinos e fórmulas mágicas de pessoas que não confiam no evangelho de Jesus, mas sim naquilo que deu certo para a vida delas, principalmente na área material. E o que tem de errado em confiar naquilo que dá certo? Vamos mudar a pergunta: Se um assalto milionário a banco der certo significa que é certo assaltar bancos para ganhar dinheiro e não devemos trabalhar honestamente? O que dá certo, NÃO significa que É certo!!!
Por isso como diz o apóstolo Paulo: “mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.” 1Cor. 1;23
A Cruz de Cristo é o único poder para salvar o homem pecador! E a causa da Sua morte foi para nos justificar diante de Deus. O Senhor tinha que condenar o pecado, pois senão Ele seria injusto, e ao Senhor aprouve fazer Jesus ser castigado pelos nossos pecados e a vida que Ele (Jesus) merecia foi dada a nós.
Portanto a causa de Jesus ter sido crucificado foi que o pecado, nossas ações, tinham que ser punidas, então Ele se fez maldição e condenou o pecado em Sua carne, verdadeiramente diz Isaias 53;5: “o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele.” Que castigo? O nosso castigo que merecíamos pela nossa impiedade. Quando Marcos relata a frase de Jesus “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?.” Marcos 15;34
O que Jesus quis dizer? Teria Deus abandonado também Jesus naquela hora terrível? Essa frase do Mestre significa que Deus havia virado Seu rosto para o Filho. Mas por que? Alguns dizem que era porque o Pai não estava suportando ver o que estavam fazendo com o Filho, porém não é nada disso. Jesus estava sobrecarregado de nossos pecados e por isso o Pai não pode vê-Lo, isso mesmo a santidade do Pai impediu Ele de contemplar o Filho, pois Este estava sobrecarregado de todas as nossas imundícias. Cristo cravou na cruz toda nossa culpa e satisfez a justiça do Pai que com isso condenou o pecado, por isso hoje podemos confiar no evangelho de Jesus que nos justifica perante o Pai e como consequência somos (a saber, os que confiam Nele, Jesus) transportados das trevas para o Reino do Filho do Seu amor.
E por ultimo, temos feito jus ao nome de cristão?
Diz a palavra que em Antioquia os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos Atos 11;26. O que significa o termo cristão? Significa pequeno Cristo, ou seja, uma pessoa que nas suas atitudes fazem lembrar a Cristo. A palavra diz que se cremos Nele devemos andar como Ele andou 1João 2;6. E como Jesus andou? Atos 10;38 responde: Ele andou fazendo o bem.
O que significa nos dias de hoje, ser um cristão?
Ter um carro zero km, ter a melhor conta bancária da igreja, ter as melhores roupas, ter uma mansão? Dar o maior dízimo na igreja, ser um empresário de sucesso, falar mais línguas estranhas do que todos na igreja, ter um cargo representativo na igreja? O que afinal nos torna um cristão?
Não sou contra batalharmos para darmos o melhor para nossa família materialmente, também faço isso, vou à luta, corro, trabalho, porém isso nada tem a haver com evangelho. O que? Sim, o Sol nasce para todos, se formos medir o sucesso material como ser um bom cristão ou não, então Bill Gates é o maior cristão dessa terra! Refletimos em nossa vida cotidiana nosso cristianismo e não o contrário.  Se trabalho procuro ser honesto com meu patrão, não “roubando” meu tempo e ficar conversando enquanto ele me paga para trabalhar, não fico correndo atrás de por ele na justiça por coisas pequenas e corriqueiras, não devemos ficar destratando a família (filho, pai, mãe, esposa). Ser um cristão é exercer a misericórdia, o perdão, a compaixão, o amor. Tem pessoas que por possuir posses não importa se ela é desonesta, vai com a namorada no motel, tal pessoa pode tomar a Ceia do Senhor e ainda tem cargo na igreja.
Estamos como os fariseus que Jesus tanto criticou, menosprezando o principal (misericórdia, santidade, perdão, amor, retidão, integridade) e nos preocupando com o detalhe (ritos e oferendas). Ouvi uma frase uma vez que o diabo age nos detalhes. Sim concordo, porém não correspondemos nem ao principal e ficamos nos preocupando com os detalhes!
Me irrita ver pessoas comparando coisas materiais com ser um bom cristão. Para Jesus NÃO importa se você anda de ônibus, bicicleta, a pé, tem um carro zero ou não, Ele quer ver suas atitudes para com seu próximo. Hoje em dia escuto pregadores dizer assim: “Sofremos por que não semeamos no Reino.” Creio e semeio no Reino por amor e NÃO para deixar de sofrer, Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas NÃO vejo Ele dar essa “receita” para não sofrermos, vejo sim Ele dizer, mas tende bom ânimo pois Eu venci o mundo e a palavra diz em 1 João 5;4 que o que vence o mundo é a nossa FÉ em Jesus.
 O texto base (Ap. 3;7-11) nos fala da igreja da Filadélfia, que guardou a palavra e não negou o nome de Jesus. Ser um cristão verdadeiro é guardar as palavras de Jesus e não negar Seu nome, guardar suas palavras significa praticar seus ensinamentos e não negar Seu nome significa fazer jus (merecer) o titulo de cristão. Certa feita Alexandre o Conquistador estava diante de um de seus soldados que havia se acovardado na batalha, e Alexandre perguntou para ele: “Qual seu nome soldado?” E o soldado respondeu: “É Alexandre meu senhor.” Então Alexandre lhe disse: “Soldado ou mude de nome ou mude de atitude.”
A palavra diz em Apocalipse 22; 11-12 que devemos escolher praticarmos a injustiça ou sermos justos e não ficarmos no meio termo nos enganando a nós mesmos, pois o meio termo para Deus é pior ainda que a injustiça, pois Ele fala em Ap. 3;16 que Ele vomitará de Sua boca.
E ao final para aqueles que guardarem o bom testemunho:
“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.” Ap. 2; 7
“O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Ap. 2; 11
“Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Ap. 2; 17
“E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Ap. 2; 26-28
“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Ap. 3; 5
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e ele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Ap. 3; 12
“Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” Ap. 3; 21 
Todos estes maravilhosos presentes e galardões estão com o Senhor Jesus e Ele concederá aos que: respeitarem a santidade de Deus, confiarem no evangelho de Jesus e fizerem jus ao nome de cristão!

Que Deus abençoe!
Thiago de Oliveira Souza