domingo, 5 de fevereiro de 2012

TODOS PODEM SER MESTRES?

Todos podem ser mestres?

Sim, mas apenas se você acreditar que todo o corpo pode ser olho! Caso contrário, a resposta é um sonoro não!


“Se o ouvido disser: “Já que não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos cheirar? Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis.”[1] 


Eu acredito que o ensino na igreja está reservado a um grupo específico de pessoas que foram chamadas por Deus para esse propósito no corpo de Cristo. Vejamos o que Paulo diz em Efésios 4:11 – “Foi ele quem deu dons às pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.”[2]


Sabemos também que a dedicação é uma característica fundamental do vocacionado. Deus é quem “faz a vocação” e prepara o vocacionado; o desempenho e a dedicação do vocacionado são frutos, um sinal de sua vocação. Não existe pastor verdadeiro que não tenha amor pelas ovelhas e não demonstre cuidado com elas. Não existe evangelista que não tenha sede por compartilhar a mensagem da cruz e que nunca se envolva com o trabalho missionário. Não pode existir um mestre que não tenha fome de livros, sede de conhecimento, dedicação aos estudos e, acima de tudo, prazer em ensinar. 

Se você acredita, por exemplo, que foi chamado para ser professor de EBD, não se contente com pouco. Invista na sua vocação comprando livros, estudando, pesquisando para preparar as aulas, matriculando-se em um seminário ou curso que proporcione a você algum preparo nessa área. 

Se você acha que o seminário é ainda um passo muito além do que você pode fazer hoje, uma boa sugestão são os cursos de capacitação do Centro de Juventude Cristãclique aqui para acessar o site do CJC. Há cursos oferecidos periodicamente em diversas localidades durante todo o ano, e você mesmo pode convidar o CJC para promover um curso de capacitação para toda a equipe de EBD em sua própria igreja. 

Deixo a dica do Centro de Juventude Cristã e espero que meu texto sirva de encorajamento para quem acredita que investir no seu chamado para o ensino é importante. Quem desejar acrescentar alguma coisa pode deixar um comentário abaixo. 

Autor:  André R. Fonseca
www.andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca