quarta-feira, 6 de julho de 2011

CINCO PEDRAS É MELHOR DO QUE UMA.









1 Samuel 17 : 40

em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.






Talves uma das passagens bíblicas mais conhecidas, pelos leitores da Bíblia, seja a batalha entre Davi e o gigante filisteu, Golias. Ouvimos essa passagem do texto Sagrado desde a mais tenra idade, mas sempre ao lê-la, tiramos grandes lições de coragem, ousadia, destemor e muitas outras atitudes heróicas desse homem de Deus, que era um homem incomum, "um homem segundo o coração de Deus" (Atos 13.22) . Davi, sem dúvida, tinha algumas características, que o diferenciavam dos seus irmãos. Acredito que sua confiança em Deus, fosse sua principal, assim como a obediência ao seu pai, Jessé, também o diferenciava dos demais, pois ele estava no campo cuidando das ovelhas de seu pai, enquanto seus irmãos estavam em casa sem nenhuma atividade aparentemente, na ocasião em que o profeta Samuel foi a sua casa obedecendo ao mandado divino para ungi-lo rei sobre Israel no lugar do desviado rei Saul.  Mas o relato ao qual eu quero me ater é esse: "escolheu no riacho cinco pedras lisas" (1 Samuel 17.40), já na passagem citada, Davi, indignado pelo desafio de Golias e pela inoperabilidade do exército de Israel, frente aquele único homem, ele põe em pratica, em ação, seu destemor, "e em nome do Senhor dos Exércitos" derruba aquele adversário, mas momentos antes ele passa por um riacho e pega cinco pedras, e usa uma, para derrubar Golias, usando uma funda (arma bem conhecida em Israel).Dentre todos esses soldados havia setecentos canhotos, muito hábeis, e cada um deles podia atirar uma pedra com a funda num cabelo sem errar. (JUÍZES 20.16).


Mas o que me chama a atenção, é o fato de Davi, um homem com tanta fé e confiança em Deus, "pegar cinco pedras" em vez de uma só!!! Acredito eu, a Bíblia, não relata diretamente esse desígnio , mas ao lermos os feitos de Davi, durante sua "fuga da ira de Saul", ele formou um exército de renegados, e por varias batalhas que eles passaram, e em algumas dessas pelejas, Davi enfrentou outros quatro gigantes todos da mesma aldeia (Gate) de onde era a procedência de Golias (1 Cronicas 20, 1, 8), que ele estava preparado não só pra derrubar a Golias, mas se por "um acaso, aparecesse mais alguns" ele já estava preparado. Não quero fazer aqui nenhuma "Achologia", nem acrescentar nenhuma definição ao texto Bíblico, pois as passagens em questão, já servem de elucidação extremamente claras aos leitores, mesmo porque Davi não usou sua "funda" nos outros gigantes, ele teve ajuda de seus bravos "valentes de Davi" para dar cabo a esses incircuncisos também. Todo esse texto acima, em que descrevi, uma "possível" atitude de Davi serve apenas de ALERTA para a Igreja de Jesus nesses dias de desafios que estamos atravessando. É PL122, marcha pra maconha, parada gay, S.T.F atropelando a Constituição dando privilégios a determinados grupos, Kits homopornográficos, etc..etc. Temos que passar pelo riacho, e nos municiarmos, e estar preparados para enfrentarmos os Gigantes que temos pela frente, que estão desafiando a família, desafiando a Igreja, desafiando a sociedade, estão afrontando a DEUS, não sou a favor dessa combinação Politica/Igreja, mas já que a igreja institucionalizada não fez nada para influenciar a sociedade, e nem está preparada para essas questões (assim como estava o exército israelita, sem ação), passemos agora pelos riachos e vamos nos "armando com pedras", quem sabe Deus, no nosso "improviso" não as direcionam na Testa deles! 

PROFESSOR VALDIR.6