terça-feira, 3 de abril de 2012


ORAR NO MONTE É MAIS EFICAZ?


TEMOS  VISTO MUITAS COISAS NO MINIMO ESQUISITAS NOS ARRAIAIS 'EVANGÉLICOS',  COMO POR EXEMPLO: SABONETE DE ARRUDA, CORREDOR DO SAL, ESCREVER O PEDIDO DE ORAÇÃO NUM PAPEL E DEPOIS QUEIMA-LO NO MONTE (KKK), ÓLEO DE ISRAEL, FIO DA BARBA DE ARÃO, QUEBRA DE MALDIÇÕES, CURA INTERIOR ETC...COISAS ESTRANHAS A PALAVRA DE DEUS , ME DESCULPEM A FRANQUEZA, MAS NÃO TENHO  MEIO TERMO PARA DEFINIR O PECADO TEOLOGICO GOSPEL CONTEMPORANEO QUE PRESENCIAMOS TODOS OS DIAS . A TROCA DA PALAVRA DE DEUS POR MÉTODOS MAGICOS ESPIRITAS.

PROFESSOR VALDIR MANENTE.
ABAIXO SEGUE-SE O TEXTO EXTRAIDO DO BLOG GENIZAH.







Eu já orei no monte. "Orar" não é bem o que fazíamos. Saíamos tarde da noite e, ao chegarmos no "monte" (nem era uma montanha, mas sim um local no meio do mato mesmo), depois de minutos de uma oraçãozinha, pandeiros fervilhando, embalados a "corinhos de fogo", tome reteté...

No monte acontecia (e ainda acontece) de tudo. Lembro-me de um irmão (no monte, a gente chamava de "vaso") que começou a correr velozmente de um lado para o outro (e no escuro!) De repente, deu de cara numa árvore! Após um instante de apreensão geral, alguém foi até ele (tentando disfarçar o constrangimento, afinal, o "Espírito" errou a direção) e perguntou: "e aí, vaso, o que você viu?" E ele respondeu: "Estrela!" Essa eu vi.
No imaginário pentecostal o monte ocupa lugar especial. Ele está para o pentecostal como as imagens para o católico (salvas as devidas proporções). Assim como os católicos em relação às imagens, os pentecostais dizem que o monte não tem todo esse valor em si, mas sim, aproximam do ideal sagrado que representa. Para os pentecostais (e eu sou um, pasmem!) o monte é uma "redondeza divina", uma "área onde a espiritualidade é mais densa". No templo tem muita gente, muita luz e muito barulho, no monte a coisa é mais rústica, secreta. É o local onde os "santos" se reúnem. Na minha época, costumava-se avisar aos "alpinistas de primeira viagem": "cuidado, consagre-se antes de subir!"
A desculpa "bíblica" é que Jesus orava no monte. Não preciso nem entrar no mérito teológico (quem sabe, psicológico, talvez). O mérito geográfico já basta: no contexto bíblico o que mais existia era montanha. A paisagem dominante era feita assim. O problema maior não é o monte que se sobe, mas o jeito que se desce. A galerinha do monte, geralmente, dá um trabalho imenso em suas igrejas locais. Eles descem cheios de vícios: legalismo neurotizante, seletividade arbitrária (só nosso grupo é santo), insubmissão a qualquer tipo de autoridade (é a veia "che guevariana" das montanhas).
No monte, o maior perigo é a anarquia. Lá não há regras: revelação tem liberdade total. As línguas esquisitas (essas são estranhas mesmo) são cada uma mais extravagante que a outra. É a guerra dos vasos! Sem falar nos mais "safadinhos" que aproveitam (como cantava a Rita Lee) "o escurinho do cinema" pra pecar, kkk.
Conheço alguns irmãos, honestos, que vão ao "monte" para orar, meditar na Palavra, sem nenhuma parafernália ou neura. Mas são muito raros. O que sobra na celestialidade alpinista é o exagero, a hipérbole, a fuga do asfalto, a busca, às vezes certa, da forma errada.
Para o cristão verdadeiramente ciente de sua comunhão com Deus, qualquer lugar é um monte. No jardim, no deserto, na rua ou na cama, ele sabe que não são geografias que determinam sua espiritualidade, mas sim o conteúdo verdadeiro que ela possui.
Eu já não vou ao monte. Meu caminho hoje é de descida. Quanto mais desço, mais percebo que subo. Benditos paradoxos de Deus.



POR ALAN BRIZOTTI.

POSTADO AQUI NESSE BLOG PELO PROFESSOR VALDIR.
MATERIA EXTRAIDA DO BLOG GENIZAH.