terça-feira, 2 de maio de 2017

COMUNICADO- MEU DESLIGAMENTO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS.

ESCLARECIMENTO, É NECESSÁRIO:












DEPOIS DE 35 ANOS DENTRO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM AMERICANA/SP, O CICLO CHEGA AO FIM.

Tomei uma decisão que estou postergando a tempos, desde que terminei o seminário e iniciei um mergulho nos estudos teológicos, minha cosmovisão cristã sofreu significativas mudanças, a maneira de enxergar o mundo a minha volta foi drasticamente mudado, e no que tange a leitura do mundo religioso sobretudo evangélico foi o que mais me impactou, o contato com a teologia reformada e o acréscimo do meu arcabouço ideológico e teológico afetou de maneira positiva minha percepção, são mudanças que não ocorrem da noite para o dia, mas sim que demandam um certo tempo.
Desde então tive alguns percalços quando trabalhei como professor da EBD, isso já a quase 10 anos, por algumas vezes fui chamado a ''sala pastoral'' para prestar esclarecimento sobre meu posicionamento diante de algumas questões, e por incrível que pareça nenhuma delas o foi de ordem teológicas, mas de ordem sociológica, explico, a sociologia da religião trata de fenômenos relacionados a religião em relação a sociedade e da sociedade em relação a religião e de como uma afeta a outra no extrato de sua organização social  , e é nesse ponto que o PRAGMATISMO RELIGIOSO ( o que eu mais combati) foi o meu ''grande vilão''.
Merece aqui um adendo sobre o que é pragmatismo religioso, em síntese é quando o líder religioso ou líderes fazem o que dá certo e não o que é certo, faz-se o que tá na moda, aquilo que enche os templos, aquilo que dá retorno financeiro, e isso traz a reboque toda uma gama de deturpações do evangelho que não vou citar aqui, mas que a maioria informada conhece e vê todos os dias na TV, Rádio e Internet todas as sandices feitas pelos charlatões no Brasil e mundo afora.
Mediante isso, fui afastado algumas vezes de dar aulas (por estar destruindo a fé dos irmãos), isso porque preguei e ensinei somente a palavra de Deus nua e crua.
Fui ''convidado a ''calar a boca'' apesar de estar falando a verdade (e isso os próprios líderes que me puniram disseram) mas que não poderia falar isso.....fiquei sem entender até hoje......Soma-se a isso o fato de que ainda o que vale dentro da AD é a tradição dos anciãos (usos e costumes) em pé de igualdade com a bíblia (não admitem isso mas isso é visto todos os dias de culto) o evangelho da cruz está sendo gradativamente sendo substituído por outro evangelho, o institucional, em que a instituição é venerada em detrimento do evangelho de Cristo.
Não prolongarei aqui minha crítica ao sistema religioso vigente, pois já sou taxado de crítico, mas que ''somente'' por isso já é o suficiente para o rompimento com essa instituição.
Antes de mais nada, gostaria de frisar, amo meus irmãos assembleianos, não tenho nadam absolutamente nada contra nenhuma pessoa, tenho sim comunhão com centenas de irmãos, pessoas que eu amo em Cristo; Porém diante das diversas situações resolvi me desligar da AD e ir para uma outra instituição.
Antes que me venham com a frase: HÁ IRMÃO, NÃO EXISTE IGREJA PERFEITA'', quero dizer que sou perfeitamente consciente disso, e não estou a procura de uma ''igreja perfeita'', mas uma que me adeque teologicamente e Deus já me direcionou a isso.
NÃO TENHO MÁGOAS, NEM RESSENTIMENTOS E NÃO SAIO BATENDO NO PEITO COM AR DE SUPERIORIDADE COMO SE EU FOSSE O DONO DA VERDADE, APENAS E TÃO SOMENTE POR UM SENTIMENTO CRESCENTE DE INADEQUAÇÃO TEOLÓGICA E IDEOLÓGICA, MAS FICO TRISTE SIM PELO RUMO QUE A AD ESTÁ.

Resolvi fazer essa declaração aqui no meu blog pois muitos já me perguntaram sobre isso, e como o alcance das mídias sociais é grande, resolvi fazer por aqui.

A GRAÇA E A PAZ DE CRISTO A TODOS.
VALDIR MANENTE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE, ME AJUDARÁ NA ELABORAÇÃO DE OUTROS POSTS.