terça-feira, 14 de junho de 2011

QUEM É ELISEO SORIANO?

Nota do CACP sobre Soriano: Acrescentamos aqui nesse texto uma informação que nos foi enviada por email. Trata-se de uma denuncia pública mostrando que esse pregador Filipino é procurado pela INTERPOL por abuso sexual. 

Para conferir essa informação, veja o site da INTERPOL no dia 10/10/2009:

http://www.interpol.int/public/Data/Wanted/Notices/Data/2008/50/2008_13250.asp




_______________________________________________________
Nascido em 1947, este controverso evangelista filipino é presidente da “Igreja de Deus Internacional”. Mais conhecido como “irmão Eli”, nos seus programas de rádio e TV (O Caminho Antigo) ele procura sempre criticar outras religiões e denominações que considera serem contra as doutrinas bíblicas. 

SORIANO TORCE O EVANGELHO


A seguinte informação está no site de Soriano. Meus comentários estão logo abaixo dos dele:

Diz Soriano: “A Bíblia ensina que há somente uma igreja o qual devemos nos ajuntar, para sermos salvos por Jesus Cristo. De fato, a igreja na Bíblia torna-se instrumento de Deus em fazer os gentios, herança para a promessa de vida eterna”.
Refutação: Biblicamente falando, não temos que nos juntar a qualquer igreja visível organizada para sermos salvos. Salvação é pela fé somente na pessoa do Senhor Jesus Cristo (Romanos 10.13, Atos 4.12).

Continua Soriano: “... nosso Senhor Jesus Cristo veio trazer dois tipos de salvação, através da Bíblia. No tempo em que ele assumiu a forma humana ele salvou Israel de seus pecados. Isto está escrito em Mateus 1:21, que diz: E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” "Portanto, quando ele vier novamente, a segunda vez, ele trará salvação para os fiéis. E a Bíblia nos ensina como podemos nos tornar parte desse povo que nosso Senhor Jesus Cristo irá salvar no dia do julgamento. O primeiro versículo de Efésios que temos que atentar é o 3.6, que diz: ”A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho“.

Refutação: Novamente, esta é mais uma visão equivocada desse suposto teólogo. Não existem “dois tipos de salvação”. Jesus claramente afirma em João 14.6 - “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Soriano erra e não tem profundidade na análise bíblica! Ele ensina que Jesus veio 2000 anos atrás somente para salvar Israel e que os fiéis de hoje serão salvos na segunda vinda – O que é um absurdo! Há somente um plano de salvação, e este é pela graça por meio da fé (Efésios 2.8-9). Soriano ensina uma salvação baseada nas obras, onde a pessoa deve ser “fiel” com sua religião organizada para ser salva. De forma terrível ele está fazendo lavagem cerebral em muitas pessoas e levando-as para o inferno de fogo!

Ainda ele: “... de acordo com São Paulo, para os gentios terem parte na salvação que vem de nosso Senhor Jesus Cristo, eles tem de ser feitos primeiro parte do corpo; e somente depois que eles tornam-se participantes de uma promessa em Cristo pelo evangelho.”

Refutação: Eli Soriano ensina que a fé somente em Jesus Cristo é insuficiente para salvar. Ele ensina que um perdido pecador deve PRIMEIRO juntar-se a uma igreja antes de poder receber a Cristo como salvador. A Palavra de Deus ensina exatamente o oposto. Biblicamente falando, no exato momento em que você crê em Jesus Cristo como seu salvador pessoal, você se torna um membro do corpo de Cristo. 

Fonte de onde haviam sido tiradas essas afirmações de Eli: http://www.churchofgodinternational.org/biblicaltopics/bib_salvation_2_pf.htm (hoje (2009) o site está fora do ar)

SORIANO NEGA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO!


Tal como as Testemunhas de Jeová, Soriano tenta disfarçadamente negar a divindade de Jesus Cristo. Ele afirma: “O Jesus e o Cristo da Bíblia não é o mesmo Deus que o pai.” (Aqui ele quer mostrar que Jesus é inferior ao Deus Pai, apenas um deus menor)

Fonte: http://www.angdatingdaan.org/biblicaltopics/bib_christ_1.htm

A Palavra de Deus abundantemente e de forma claríssima ensina a divindade de Cristo. Lemos isso em Colossenses 2.9 - “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Lemos também em João 10.33 - “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, TE FAZES DEUS A TI MESMO.” Quem ousaria dizer que Jesus não professou ser Deus? Sim, o Pai é uma pessoa na Divindade e o Filho é outra... Mas O Pai, o Filho e o Espírito Santo É DEUS! Em Apocalipse 1.8 Jesus igualmente declara ser o Deus Todo-Poderoso - “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Jesus aceitou ser adorado somente como Deus é intitulado (Mateus 8.2; Isaías 42.8). Jesus perdoou pecados que somente Deus poderia perdoar (Marcos 2.5-7; Lucas 5.21). Jesus fez milagres, como curar mutilados, que homem nenhum jamais fez - “Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.” 

MAIS UM QUE ATACA A IGREJA

Soriano é conhecido por ter algumas atitudes engraçadas diante do público, quer seja nas reuniões ou nos programas de TV. Isto demonstra como é a conduta de Eli Soriano em suas aparições públicas. 

Eis o relato resumido de um entrevistador (Mike Enriquez) sobre essa insólita situação: A primeira coisa que fez ao entrar no lugar (onde ele foi entrevistado) foi cuspir sua saliva ou talvez escarrar no piso a sua direita. Eu estava esperando uma permissão para fazer uma pergunta a ele: se sua mãe o ensinou também a assuar o seu nariz em público, mas a permissão não veio... Creio porque seja tão bizarra... 

O tema de Soriano é: “eu sou parte de um reino animal”.

Nascido em uma família pobre, ele veio a se tornar um dos ministros mais prósperos das Filipinas. 

BREVE RESUMO DE SUA TRAJETÓRIA


1975: Levita Gugulan, foi nomeada como a presidente da primeira igreja a qual Soriano pertencia.

1976: Gugulan nomeou Soriano para o corpo diretor da igreja.

1976 (fevereiro) Soriano é afastado de sua primeira igreja por ensinar doutrinas contrárias as pregadas pela sua igreja.

1989: Orgulhou-se de ter um templo maior do que o Araneta Coliseum (o maior auditório das Filipinas); porém ele mesmo considera os templos como coisa sem valor em nossa época.

2009 – Hoje é ministro no Brasil, embora seja procurado pela INTERPOL.


A HISTÓRIA DA IGREJA


Em 30 de março de 1977, registrou uma igreja e a chamou de "Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus Haligi at Saligan ng Katotohanan".

Em 1978 Filomeno Hizon separou-se de Soriano e fundou sua própria igreja em 20 de junho de 1984 como Mga Mananampalataya sa Iglesia ng Diyos Kay Kristo Hesus, Incorporated".

Em 1980 registrou outra igreja chamada Ang mga kaanib sa Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus, Haligi at Saligan ng Katotohanan sa Bansang Pilipinas, Incorporated"(SEC Reg. No. 92658).

Em 1993 registrou outra igreja chamada "Bayan ng Katotohanan Incorporated."(SEC Reg. No. 9300523).

Em 1994 registrou outra igreja e a chamou de Iglesia ni YHWH at ni YHWSA HMSYH, Inc"(SEC Reg. No. 94000703).

Um grupo de seguidores se separou de Soriano e chamaram a si mesmos de "Ang Dating Daan Break Away Group" or "Mga Tinig sa Ilang".

Todas essas informações estão neste link: http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/

ENSINOS NÃO BÍBLICOS DE SORIANO


Eliseo Soriano ensina equívocos teológicos, tais como:

1. Soriano rejeita a doutrina da Trindade e crê no seguinte: O Pai: Deus Todo-Poderoso e Salvador sobre todos. Maior que o Filho e o Espírito Santo.

O Filho: é Deus, mas não Todo-Poderoso como o Deus Pai. É igual ao Pai como Deus, mas não é maior que Ele porque foi enviado por Deus Pai. É maior que o Espírito Santo.

O Espírito Santo: é parte do Pai e do Filho e também é chamado de Deus, mas não como uma pessoa. Aparte da crença nesses “três deuses” ele também insiste que há “muitos deuses” por causa de I Coríntios 8.5.

2. Soriano acredita que o Deus Pai, foi o salvador a quem deve ser dado os créditos por todas as coisas que Ele tem feito por enviar salvadores durante épocas passadas (Hebreus 1.1-2).

3. Soriano acredita que Jesus é um “Deus Forte”, mas não o Deus Todo-Poderoso. Soriano não acredita que Jesus seja o único salvador da humanidade. Ele ensina dois tipos de salvação que Jesus faz: (1) Ele foi enviado primeiramente para ser o salvador da casa de Israel (Mateus 15.24) durante sua humanidade (Mateus 1.21), mas Ele foi apenas um entre os que foram enviados para salvar. (2) Em sua segunda vinda, ele vai salvar os fiéis (isto é, membros da igreja de Soriano). Soriano ensina que Moisés foi enviado pelo Pai para ser um instrumento de salvação e salvador de fato dos israelitas (Atos 7.35-37) e o apóstolo Paulo (Atos 13.46-47) foi o salvador para os gentios até o fim dos tempos. De acordo com Soriano, Timóteo foi o sucessor de Paulo para ser o salvador após a sua morte.

4. De acordo com Soriano, Jesus o Filho do Deus vivo também precisa de um salvador que é seu Pai, o Deus vivo, como alegado em Hebreus 5.7-9.

5. De acordo com Soriano, o significado da “Casa do Senhor” em Salmos 127.1 durante o Antigo Testamento é a “Igreja de Deus” e o nome desta igreja é: Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus, Haligi at Saligan ng Katotohanan (Igreja de Deus em Cristo Jesus. A coluna e firmeza da verdade – Filipinas). Eles acreditam que uma pessoa pode ser salva mesmo que não tenha ouvido os ensinos de Soriano. Essa pessoa será julgada por Deus de acordo com sua consciência. Ele acredita que ninguém pode pregar a Bíblia, mas deve ser “um enviado” (que não pode ser ninguém mais do que ele próprio).


AUTORIDADE


Apesar de os membros da igreja de Deus Internacional afirmarem que a Bíblia é a única fonte de autoridade, isto é uma meia-verdade. Eles também acreditam que Soriano é “um enviado”, haja vista que somente ele faz a explanação sobre as Escrituras. Em outras palavras, um membro individualmente não pode fazer isto fora da esfera de autoridade de Soriano. Isto pode ser observado pelo seu programa de TV, uma espécie de exposição das Escrituras onde sempre é ele o preletor das interpretações bíblicas. Eu também tenho falado com muitos membros desta seita e tenho tentado perguntar algumas coisas sobre suas doutrinas e práticas, mas eles sempre recusam responder e falam para procurar o seu fundador.

ENSINOS BIZARROS E NÃO BÍBLICOS

Eli Soriano ensina que Deus não sabe de todas as coisas.

Para Eli, Deus não sabe o dia do julgamento; mas Soriano sabe e prediz que o mundo irá acabar em 2010.

Ele ensina que Deus não está presente em todos os lugares (isto é, Deus não é onipresente).

Ensina que Deus não é um.

Eli se apresenta como um deus.

Cristo como o salvador dos homens não estava no plano original do Pai; mais foi enviado como um gesto voluntário do Filho em uma suposta “convenção no céu envolvendo os três, isto é, Deus o Pai, Filho e o Espírito Santo”.

Ensina que Cristo pecou uma vez.

Ensina que os apóstolos estavam propensos ao erro quando ensinaram o evangelho; porém Soriano afirma que ele pode responder a qualquer questão.

Acredita que há somente um apóstolo com o nome de Tiago, em vez de dois como a Bíblia descreve.

Mulheres não foram criadas a imagem de Deus, somente os homens.

Mulheres não entrarão no céu a menos que se tornem como homens, e de homens em deuses.

http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/mura.htm

Ele até mesmo proíbe seus membros se casarem (veja I Timóteo 4.1-3).

Pratica conversa com os mortos bem como com Deus.
http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/speakingwith.htm

CONCLUSÃO

Eli Soriano é um pseudoprofeta. Tal como a igreja católica (que Soriano critica) que está indo em linha reta para a perdição, assim está sendo com a seita de Soriano. Tal como as Testemunhas de Jeová, Soriano nega que Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso. Em vez disso, ele ensina que Jesus é somente um “deus”. Ele nega o salvador Jesus, ensinando que somente os membros de seu grupo religioso serão salvos na segunda vinda de Cristo. Ele nega a divindade do redentor. Tragicamente eu tenho lido muitas palavras de apoio a ele em fóruns na internet, de suas iludidas vítimas.

Eli Soriano está levando multidões para o inferno com ele. O povo Filipino em particular está sendo vitima de uma enganação demoníaca porque eles são ingênuos e crêem em quem se apresenta como amável e agradável. Esta está sendo a razão de sua ruína. De firma triste a maior parte do povo filipino é desgraçadamente ignorante em relação à Palavra de Deus.

O problema é que as pessoas “dizem” que acreditam na Bíblia; mas não a estudam. A maior parte das pessoas não sabe nada sobre a Bíblia, exceto o que tem sido ensinado pelos HOMENS. Você precisa ler a Palavra de Deus por você mesmo. Veja o que Jesus disse em João 5.39... EXAMINAIS AS ESCRITURAS! Você tem feito isso? 

Traduzido por Edimilson Teixeira
Fonte: Site Jesus is Savior
Por David Stewart
__________________________________________________________